Vai um pãozinho? Mas qual? - Massa grossa? Francês? Careca?


Supomos que bateu aquela vontade de comer um pão e aí você resolve ir à padaria. Ao chegar, encontra o seu "Manuel", sorridente... você diz: Seu Manuel me dê dois pães massa grossa! Ou acha melhor dizer "me dê dois pães francês? Ou quem sabe: "me dê dois pães cassetinho"? Ou ainda: me dê dois pães careca? ai, ai... quem sabe queira dizer também: "me dê dois pães carioquinha" ou, ainda, "dois pães de sal"!


Pois é, neste brasilzão grandão muitos nomes são dado para o "pão nosso de cada dia". Aquele pão muitas vezes delicioso que cai bem no café da manhã como também no lanche durante o dia.



A quantidade de nomes parece ser incontável! Só para listar alguns: massa grossa, francês, cassetinho (alguns grifam cacetinho), de sal, carioquinha, careca... são nomes pelos quais os brasileiros de distintas regiões do país utilizam para se referir ao pão da foto ao lado.


Por curiosidade, segue abaixo os locais onde se utiliza cada um dos nomes citados acima:


Massa grossa - Teresina-PI
Francês - Algumas regiões brasileiras, mas principalmente no sul do país
Cassetinho - Rio Grande do Sul
De sal - Algumas regiões brasileiras, cita-se o Nordeste
Carioquinha - Algumas regiões brasileiras, cita-se o Nordeste
Careca - Pará, especificamente Belém.


Se você é curioso e quer ver mais curiosidades, então clique em:

Qual é a cor? É de Abóbora ou Âmbar? Pessoas engordam se mudar de planeta?

Comentários