As incríveis formas físicas produzidas pelas notas musicais
Nigel John Stanford publicou em 12 de novembro de 2014 em seu canal no Youtube, um vídeo impressionante que mostra uma espécie de mistura entre a música e formas que cada nota musical produz ao ser executada.A relação entre o som de uma nota musical e suas formas físicas é, na verdade, objeto de estudo da Cimática, que não é propriamente uma ciência em si, mas parte da física. A Cimática visa o estudo das ondas sonoras e as respectivas formas físicas padronizadas.
A Cimática trabalha diretamente com a Sinestesia, esta define um distúrbio no ser humano onde o mesmo, por exemplo, ao ouvir uma música ou simplesmente o som de uma nota, visualiza uma cor; ou sente um determinado odor ao visualizar uma cor.
Clip do artista Nigel John |
> >Veja também Música para ver ou ouvir? Conheça os 6 concertos que te darão a resposta
Assim, em 2013, Nigel e seus companheiros iniciaram os trabalhos. A tarefa inicial consistiu em obter todo o material que utilizariam, como:- Placa Chladni, criada por Ernst Chladni no século 18, que consiste em um prato metálico e areia;
- mangueira, ligada ao subwoofer;
- ferrofluido, que foi colocado sobre alto-falantes;
- uma bola de plasma de brinquedo;
- Tubo de Ruben, onde se enche o tubo de propano;
- Bobina de Tesla, que em alta tensão geram faíscas de eletricidade no ar.
Assista ao clipe produzido por Nigel Stanford e sua equipe e perceba cada forma física que se forma quando as notas musicais são tocadas:
Se você quer ler mais sobre como foi a experiência de gravar este clipe, então acesse Cymatics
Comentários
Postar um comentário