John Cage e sua famosa música 4'33''

Já ouviu falar sobre a música 4'33" de John Cage?

John Cage, nascido em 1912, é um compositor de música um tanto distinto daqueles que costumamos a ver. Durante seus cerca de 80 anos espalhou um modelo de música nunca dantes escutado, e até mesmo visto! 

> Veja isto também: As incríveis formas físicas produzidas pelas notas musicais


Venha cá, aproxime-se que vou falar rapidamente sobre John Cage.

O pai de John Cage era um inventor. O filho provavelmente herdou a vontade de inventar, só que diferentemente do pai, faria notório seus inventos dentro da música. Tudo partiu da ideia de que Cage afirmava que a música poderia ser feita em toda parte, em todo lugar e a partir de qualquer coisa, absolutamente de qualquer coisa, foi aí que o negócio vingou.

Cage modificou diversos instrumentos, um deles foi o coitado de um piano: colocou parafusos e buchas entre as cordas. Tudo era na intenção de criar novos sons e novas formas de produzi-los.

A esta altura, Cage já era um compositor de música, e logo passou a ser compositor de instrumentos também. Isso se deu quando insatisfeito com os sons produzidos pelos instrumentos adulterados, percebeu que precisava mesmo era de instrumentos originais. Assim, para executar suas obras, passou a utilizar rádios, conchas marinhas, aparelhos eletrodomésticos e muito mais.

Em 1961, Cage lançou um livro intitulado "O Silêncio". Não demorou o compositor começou a transformar em música os escritos literários.

Mas a prova cabal das invenções de Cage foi uma peça musical considerada a mais importante e famosa música da vanguarda do século XX.

Hoje trago para você esta famosa música, que recebeu o título de 4'33''. Veja-a: 


Esta peça é fruto de longos trabalhos que visa mostrar a diversidade de instrumentos e variedade de sons, levando em consideração aquilo que John Cage acreditava: a música está em nosso entorno, está em qualquer lugar e tempo e pode ser feita a partir de qualquer coisa não dependendo necessariamente de expressar o nosso interior.

> Veja ou ouça: Música para ver ou ouvir? Conheça os 6 concertos que te darão a resposta

Capa da peça 4'33''
Mas, agora me diga: você pagaria qualquer valor - 10 reais, 50, 100 ou 1000 reais em um ingresso para assistir a um concerto onde será exibida esta peça musical?

Comentários