Filme Antes de Partir - Uma inspiração para superar e viajar

Filme Antes de Partir - Uma inspiração para superar e viajar


O filme Antes de Partir não é uma grande obra, daquelas que realmente faça a diferença, que se destaque no cinema. 

Justin Zackham, o roteirisra de Antes de Partir, escreveu a história em apenas duas semanas. Sem dúvida, perdeu uma grande oportunidade de escrever uma história de impacto, afinal, o filme Antes de Partir tem como tema principal a superação frente aos obstáculos que a vida impõe.

Obras cinematográficas qua abordam tal tema têm tudo para tocar e inspirar multidões. Não que não inspire; não que não toque; o filme Antes de Partir toca e inspira, mas, de leve.

Senão, vejamos em rápidas palavras a história do longa Antes de Partir.

Duas pessoas - Edward Cole (interpretado por Jack Nicholson) e  Carter Chambers  (interpretado por Morgan Freeman) - de idade mais avançada, mas não tanto, e acometidas pelo câncer terminal, ao ouvir que possuem somente mais alguns meses de vida, decidem viver os últimos instantes de forma intensa. E assim, viajam pelo mundo.

Conheça o filme Lições para toda vida que também aborda o tema senilidade.

Além dos dois personagens acima citados, que são os protagonistas principais, outros surgem esporadicamente com intervenções de segundos.

Pronto. É essa a história! 

Sem dúvida, se Justin Zackham tivesse dispensado mais algum tempo para escrever sua obra, certamente ideias magníficas fluiriam à sua mente e as filmagens e ações seriam muito mais interessantes, inspirantes, tocantes.

E o que poderia ser sugerido para melhorar o filme Antes de Partir? Há muitas ideias, dentre elas cito questões técnicas como a exploração mais forte da fotografia dos lugares pelos quais a dupla passa.
Filme Antes de Partir - Uma inspiração para superar e viajar
Foto: Reprodução Filme Antes de Partir 
Além, poderia explorar um pouco mais o papel de alguns personagens e dar a eles falas mais inspirantes, de mais experiência; frases que possam tocar o íntimo do telespectador.

No entanto, nada disso se vê. E o que vemos na maior parte do tempo são diálogos entre os dois principais personagens.

E um momento em que o diretor tenta soltar no ar um pouco mais de adrenalina, ele falha novamente pois dar aos protagonistas um papel que provavelmente não fariam: cito aqui a cena em que os dois -  Edward Cole e Carter Chambers - entram cada qual em um carro e disputam uma corrida com direitos a ultrapassagens de fórmula 1 e trancadas de rachas, bem como batidas e cavalos de pau.

Quanto aos temas abordados no filme Antes de Partir, cito: doença, riqueza, empreendedorismo, viagem, esporte, superação e morte. Sabemos que este último tema é bem recorrente nos longas, talvez porque é algo apelativo que toca as pessoas e as deixam sensibilizadas.

Ainda sobre os temas abordados no filme Antes de Partir, imaginei que seria tratado do homossexualismo. Por várias vezes tive essa impressão, mas acredito que tal tema não esteve presente na obra, e se esteve, foi bem camuflado.

O que me levou a pensar sobre a existência do tema de homossexualismo no filme Antes de Partir, foi movido por diversas circunstâncias: a primeira delas foi quando li a sinopse da obra. Daí em diante, algumas cenas e falas me deixaram encucado se estava havendo ou não ali uma apologia ao homossexualismo.

As cenas, me refiro a diversos momentos em que os dois personagens principais trocam olhares bem fixos e prolongados, sempre após alguma fala. E ainda, o momento em que Edward Cole entra onde está Carter Chambers na banheira.

Em outras ocasiões, me refiro à algumas falas da esposa de Carter Chambers. Falas tais quais: "Meu marido não está à venda"; "Mande-o de volta pra mim".

No mais, apesar das críticas, o longa Antes de Partir merece os parabéns por suscitar a possibilidade de superação na vida e a inspiração para aproveitar todos os momentos vividos, bem como usufruir conhecendo povos e nações.

Por isso, o filme Antes de Partir pode ser citado como uma obra para viajantes se espelharem, como também para aqueles e aquelas que estão se entregando à doença ou a outros problemas. A possibilidade de encontrem inspiração para a superação é provável.

Conheça também o filme Viagem a Darjeeling onde você certamente encontrará inspiração para viajar.

Para filmes que tratam sobre o tema superação, veja estes: 
Santuário
Forrest Gump - o contador de histórias
Poder além da vida
Orquestra dos Meninos


Título Original: The Bucket ListDireção: Rob ReinerElenco: Morgan Freeman, Jack Nicholson, Beverly Todd, Sean Hayes, Rob Morrow e outrosGênero: Drama , Aventura , ComédiaLançamento: 2007Origem: Estados Unidos

Comentários