O Primeiro da Classe: filme que conta a história de um professor com Síndrome de Tourette

O Primeiro da Classe: filme que conta a história de um professor com Síndrome de Tourette


É, sem sombra de dúvida, um belo filme! Que diga os professores! Afinal, o longa o Primeiro da Classe é uma obra que consta a história de um professor. Nessa, a vida pessoal é retratada juntamente à profissional.


O Primeiro da Classe: filme que conta a história de um professor com Síndrome de Tourette
Foto: Reprodução O Primeiro da Classe
Ao tempo que ambas visões são abordadas no filme, o destaque se dá para um tema pouco discutido: a doença. Só que aqui a abordagem se dá de forma mais estrita a uma enfermidade que pouco se conhece sobre: A Síndrome de Tourette.

A trama de O Primeiro da Classe é baseada em fato real, ou seja, aqui é retratada a vida de Brand Cohen, um professor estadunidense. 

O Primeiro da Classe começa abordando a vida infantil de Brand Cohen (James Wolk, personagem no filme) e logo as cenas mudam e passam a retratar até o final do filme, Brand Cohen adulto.

A história mostra os obstáculos que o professor enfrentou para conseguir um novo emprego na cidade  dos Estados Unidos para onde se mudou.

Todos os problemas e obstáculos enfrentados eram devido à Síndrome de Tourette que, à época (e também nos dias de hoje) pouco se conhece sobre. Os sintomas são, de fato, geradores de constrangimentos por parte de quem os tem. 

No entanto, em O Primeiro da Classe há diversas lições de vida. A primeira delas e que se destaca fortemente durante todo a obra, é a superação.

A superação em conjunto com a determinação mantém firme a personalidade de Brand Cohen. Este, apesar de viver aparentemente isolado do meio social, não perde em nenhum momento a característica sábia de sempre seguir em frente.

Outro destaque é para o amor ao que se faz. Brand Cohen, ama dar aulas e parece ter nascido mesmo para isso. As cenas que nos são apresentadas em O Primeiro da Classe nos levam a crer que o professor e alunos sempre se deram bem.

Obviamente que não poderia faltar outros temas nesta grande obra. Assim, destaco: o racismo, o preconceito, a inclusão social e a morte. Este último é retratado de forma sutil.

Fica, portanto, o meu convite para que assistam O Primeiro da Classe. Aqui, você tirará valiosas lições de vida. Não há dúvida que suas ideias mudarão significativamente após a observação desta obra.

Vale ainda uma dica para professores: ministrar uma aula onde seja assistido e após debatido esta obra. Assim, poderás abordar os temas já citados acima.


Título Original: Front of the Class

Diretor: Peter Werner

Gênero: drama

Elenco: James Wolk, Dominic Scott Kay, Kathleen York, Treat Williams, Joe Chrest, Sarah Drew, Patricia Heaton e outros.

Lançamento: 2008

Origem: Estados Unidos


Veja também:
Poder além da vida - Baseado na história de Dan Millman
FILME Camelos também choram - Será?
Querido John Filme | Resenha de uma história romântica e conturbada

Comentários