Será que o terremoto no Nepal alterou a altura do Monte Everest?

Será que o terremoto no Nepal alterou a altura do Monte Everest?


O terremoto no Nepal foi considerado o mais destruidor e mortal que já aconteceu naquela região nos últimos 80 anos. Mais de 6 mil pessoas morreram e outras milhares ficaram feridas, além de perdas materiais e históricas incalculáveis.

O terremoto no Nepal de 7,9 graus na escala Richter, moveu Katmandú, a capital do país, cerca de três metros a mais para o Sul! Apesar de já estar comprovado esta informação, ressalta-se que a movimentação da terra foi no sentido horizontal. Mas, verticalmente, houve alguma alteração?

O Monte Everest possui 8.848 metros e é considerado o mais alto ponto da Terra. É, portanto, cobiçado por muitos alpinistas. Na verdade, é sonho de muita gente!
Será que o terremoto no Nepal alterou a altura do Monte Everest?
Foto reprodução vídeo youtube

Devido à dimensão destruidora e transformadora do terremoto no Nepal, estudioso estão investigando as possíveis interferências do terremoto no Monte Everest. A pesquisa é para responder á pergunta inicial: Será que o terremoto no Nepal alterou a altura do Monte Everest?

Alguns cientistas, como os da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, já se antecederam e afirmaram que o Monte Everest continua com a mesma altura. Segundo Sandy Steacy da Universidade de Adelaide, na Austrália, o Monte Everest não está sobre a falha de Indus-Yarlung, devido a isso não houve, portanto, alteração significativa. Se houve, foi apenas de alguns milímetros.

No entanto, a pergunta se o terremoto no Nepal alterou a altura do Monte Everest, ainda não está totalmente respondida. Cientistas estão trabalhando com imagens de satélites fazendo comparações com o antes e o depois do terremoto. 

Se ficar claro que as alterações do terremoto no Nepal na região de Katmandú e da Cordilheira do Himaláia, onde está o Monte Everest - o pico mais alto do mundo - são consideráveis, os mapas de alta precisão terão que ser refeitos.

Leia:
5 coisas assustadoras que poderão acontecer até 2050
Conheça as 27 regras para execução por um pelotão de fuzilamento na Indonésia

Comentários