A Menina que Roubava Livros; filme emocionante


A Menina que Roubava Livros; filme emocionante


O filme a Menina Que Roubava Livros é, sem aumento, uma bela obra artística audiovisual. De um enredo com poucas falas mas que atrai a atenção, e a busca por saber o que virá a seguir é constante enquanto se assiste.


A Menina que Roubava Livros; filme emocionante
Foto: Divulgação/A Menina Que Roubava Livros
Mas, devo admitir que o longa não tem o título que merece. Aliás, pouco tem haver com a história, visto que o que menos a menina faz é roubar livros. Na verdade, ela só o faz uma vez. Em outras duas situações não caracteriza roubo, uma vez que foi pego em momento de descarte.

Claro que há cenas em que a menina Liesel Meminger (Sophie Nélisse) ler livros para Max (Ben Schnetzer), um amigo judeu que está à beira da morte, e nestes momentos leva-se a crer que os livros foram roubados, mas nada visível que comprove. Por outro lado, tal amigo pegunta onde a pequenina encontra tantas palavras e a resposta é dada: "A mulher do prefeito, ela me deixa ler os seus livros..." Hei de ressaltar também outra cena em que Liesel garante que os pega emprestado e repreende quem a diz que é roubo.

A exceção desse detalhe, A Menina Que Roubava Livros é um filme baseado na vivência de uma garota durante o nazismo na Alemanha. Época marcada pela II Segunda Guerra Mundial e, portanto, cheia de destruição, aflição e mortes.

Em parte dessas perdas está inclusa a morte dos pais e irmão de Liesel. Esta é adotada pelo casal Hans Hubermann (Geoffrey Rush), um homem de bom coração e alma leve, e Rosa Hubermann (Emily Watson), uma mulher com um "manto de tempestade".

Liesel prossegue em sua vida estudando e lendo bastante para colocar o máximo de palavras em seu dicionário de parede. Ademais, executa pequenos serviços dados por sua mãe adotiva e se diverte com o pai e o amigo Rudy (Nico Liersch).

Na trama, são abordados temas recorrentes como o amor jovem e despretensioso; a morte, muito embora não seja tratada de forma tão aparente; a pobreza; a humildade e a caridade, além do militarismo.

De forma óbvia uma simples resenha como esta não poderá passar toda a ideia do filme, até porque isso não é minha proposta, mas deixar você ciente de que vale muito à pena assistir ao filme A Menina Que Roubava Livros!

Título Original: The Book Thief
Lançamento: 2014
Diretor: Brian Percival
Elenco: Geoffrey Rush, Emily Watson, Sophie Nélisse, Ben Schnetzer e outros.
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA e Alemanha

Leia também:
Santuário filme baseado na história vivida por Andrew Wight
Filme Nunca sem Minha Filha

Comentários