Resenha do filme O Menino do Pijama Listrado

 Resenha do filme O Menino de Pijama Listrado


O filme O Menino do Pijama Listrado é uma obra com nome infantilizado que, a princípio, pode não despertar o interesse do público adulto. Se isso ainda não fosse o suficiente, os minutos iniciais levam a crer que se trata de mais um filme da Sessão da Tarde, da Rede Globo.

Embora a trama já prepare o telespectador para algo supostamente curioso, mesmo assim, não somos levados por tão grande ansiedade em permanecer frente à tela para ver o desfecho. Mas, há um momento mais à frente que a ingenuidade presente no filme que não nos deixa preso e nos faz constante pensar que a obra é para crianças, se esvai e o longa toma um rumo melhor.

Após mudarem de residência e de casa, a família de Bruno (Asa Butterfield) composta pela irmã, mãe e pai, este um oficial nazista, passa a dar mais vida ao longa, a partir de ações e descobertas nada agradáveis. Mas, apesar da participação dos demais, a figura central é, sem dúvida, o menino Bruno com seus olhares de desconfiança e suas indagações curiosas.

O filme O Menino do Pijama Listrado é uma adaptação de um livro e relata parte da história da Alemanha nazista. Claro que o olhar é simplista, sem muitas cenas de mortes aparentes, embora estas ocorram porque esse é um tema recorrente em quase todos os filmes; é uma forma de comover, de tocar as pessoas.

Ainda em relação às cenas, há outras que são aparentemente ingênuas e muito óbvias, como a que o menino Bruno rouba o chocolate e justo no momento as duas pessoas no local olham para outro lado. Outra, é quando o menino pula a janela: para facilitar a descida o diretor mandou colocar uma quantidade considerável de madeira logo abaixo da daquela. Estas cenas poderiam ter sido feitas de uma forma mais natural, portanto, original.

No longa, além da morte, são abordados temas como o militarismo, o autoritarismo, o massacre aos judeus, a compaixão, o ódio e a arrogância. E com esses temas termina em tragédia o filme que tem nome infantilizado.

Mas, vale à pena assistir ao filme O Menino do Pijama Listrado. Conhecer como era a vida durante o nazismo, parece ser algo interessante para que nos conscientizemos que não há superioridade entre pessoas.


Título original: The Boy in the Striped Pyjamas
Diretor: Mark Herman
Elenco: Asa Butterfield, Vera Farmiga, David Thewlis e outros
Gênero: Drama
Lançamento: 2008
Nacionalidade: EUA e Reino Unido

Leia também:
> A Menina que Roubava Livros
> Lições para toda vida

Comentários